segunda-feira, 13 de maio de 2013

DESAFIO - O livro, o autor e a personagem

Todos os livros têm um autor. Todas as personagens de um livro são um pedacinho de alguém. Uma personagem nunca é só ela. É ela e o seu autor.

Todos temos dentro de nós um lado bom e outro mau, um lado severo e outro carinhoso, um lado branco e um lado negro. Sou apenas uma aprendiz, mas sei que o bom escritor é aquele que é capaz de deixar que todos estes componentes venham ao de cima quando escreve. Todos eles são valiosos na construção das personagens e no desenrolar de uma história. 

Um bom livro é aquele que envolve o leitor. E o leitor apenas se deixa envolver por aquilo com que se identifica. Num mundo de magia, criaturas sobrenaturais e reinos fictícios, como é o mundo da literatura Fantástica, é preciso fazer com que o leitor se identifique com as personagens. Este tem que se tornar íntimo delas, como quem conhece um amigo. Não quero dizer que o leitor tenha que concordar com tudo o que a personagem diz ou faz. Ele pode, mesmo, odiar a personagem. O que há a reter é que, só se é capaz de amar ou odiar, o que se conhece. Uma personagem de um livro, capaz de criar um sentimento como ódio na pessoa que o lê, indica-nos que estamos perante bom escritor. 

Dos melhores exemplos deste modelo de escritor, que eu conheço na Fantasy, são George R.R. Martin, com “As Crónicas do Gelo e do Fogo”, e o mestre do género, J.R. R. Tolkien, com “O Senhor dos Anéis” e "O Hobbit".

Quanto ao mestre, teremos certamente um post sobre ele, dentro em breve. Mas, existem tantos outros bons escritores de Fantasy, que poderíamos aqui falar. É por isso que lanço o desafio: Que escritor, livro ou personagem gostariam de ver aqui retratado? Quero opiniões. Será um desafio para mim, também, descobri novos autores e aprofundar os que já conheço. 

Conto convosco.
O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel

Sem comentários:

Enviar um comentário