domingo, 17 de novembro de 2013

Sandra Carvalho - A Saga das Pedras Mágicas


Sandra Carvalho
  

“Existe uma recordação que guardarei enquanto viver: o rosto de uma menina, refletido na superfície da água, com os longos cabelos negros e encaracolados caindo sobre as faces rosadas, os olhos brilhando mais do que as estrelas e o sorriso denunciando uma felicidade que só a inocência pode conceber.” Assim começa a aventura que Sandra Carvalho imaginou e pela qual os leitores se apaixonaram.


A autora da Saga das Pedras Mágicas nasceu a 29 de Junho de 1972, em Sesimbra, no seio de uma família de pescadores. A escritora diz ter crescido rodeada por livros e pelas histórias da mãe, apontando como um dos dias mais felizes da sua vida, aquele em que descobriu a biblioteca.

Sandra teve o seu primeiro livro “A Última Feiticeira” editado em Abril de 2005, como uma aposta da Editora Presença, sendo a primeira autora portuguesa a figurar na coleção Via Láctea, junto de outros ilustres autores de Fantasia. Desde então, somam-se às muitas críticas positivas, mais 7 livros e uma legião de fãs por todo o país.
O seu mais recente livro “A Sombra da Noite Branca”, publicado em a 7 de Maio de 2013, é também, o último livro da saga, que apresentou Sandra Carvalho aos leitores.


A Saga das Pedras Mágicas é composta por oito volumes e um enredo complexo. A história desenrola-se no seio de uma família celta e é contada pelas mulheres de três gerações diferentes. 

A Saga das Pedras Mágicas 




 





  

Relativamente à escrita da autora, o blog Morrigham, na sua revisão do livro “O Guerreiro Lobo”, diz: “A escrita da autora é bastante intensa nas descrições dos sentimentos e prende-nos do início ao fim.”
Numa entrevista ao Jornal do Barreiro em 2012, Sandra disse: “A minha escrita é instintiva e apaixonada. Se o mergulho no imaginário me faz rir ou chorar, ter ataques de fúria ou suspirar de ternura, o meu desejo é que essas emoções se transformem em palavras (…)”.


Sabemos que Sandra valoriza o contacto e a opinião dos seus leitores. Assim, o 100% Fantasy chegou à conversa com as administradoras dos Blogs mundosandrasarvalho.blogspot.com e fanficsandracarvalho.blogspot.com Soraia Viegas e Sara Costa, e com a sua colaboradora Jéssica Reis. 


Contem-nos como foi a vossa primeira experiência com a obra da Sandra Carvalho.





  Sabemos que a saga é contada pelas mulheres de 3 gerações diferentes. Como descreveriam cada uma delas?

A Catelyn será nossa eterna "Pequena", a menina curiosa, a apaixonada, a mais sábia.
A Edwina é a “Rainha do Sol”, a mais irreverente e obstinada, soberba, mas no entanto, a mais atormentada delas três, na nossa opinião.
A Kelda é a nossa “Menina-Feiticeira” endiabrada, destemida, sonhadora, uma lutadora e à semelhança da avó Catelyn, detêm um enorme sentido de justiça e compaixão, é muito curiosa e observadora e tem igualmente um humor nato na narrativa dos acontecimentos.

Se pudessem descrever a Saga das Pedras Mágicas numa única frase, qual seria?

É difícil descrever esta Saga numa única e simples frase, porque são muitos os adjetivos que nos vêm à cabeça quando o nome surge. A Saga é muito mais do que uma narrativa bem conseguida, com um enredo maravilhosamente bem descrito e um conjunto de personagens de caracterização soberba, que tanto nos fazem rir à gargalhada como chorar em sintonia com elas, nas suas vitórias ou nas suas derrotas. Ou histórias de amor de nos fazer corar até às orelhas e intrigas de nos fazer arrancar os cabelos do couro! Qualquer um de nós se consegue identificar com algum acontecimento em particular no decorrer da história que nos faça refletir e pôr em causa muitas das nossas crenças. Porque apesar de se tratar de uma literatura fantástica, podemos facilmente encontrar em nós ou no nosso grupo de “amigos” uma Catelyn, uma Edwina ou uma Kelda ou uma outra personagem qualquer e às tantas repararmos que certos acontecimentos da sua história podiam perfeitamente acontecer-nos ou talvez até já tenham ocorrido nalgum momento das nossas vidas. A Saga descrita numa única frase seria: "Uma viagem a um mundo repleto de magia
e romance, uma viagem só de ida" (Soraia Viegas). Na vida precisamos de coragem, fé, amor e nunca esquecer o poder que as nossas decisões têm no caminho que percorreremos até encontrarmos por fim o nosso destino.

Qual a vossa opinião relativamente a “Sombras da Noite Branca”, último livro da saga?

O oitavo e último volume da Saga das Pedras Mágicas: “Sombras da Noite Branca” foi em todos os aspetos uma caixinha de surpresas. Todos eles foram, mas obviamente que o último livro teria de o ser inevitavelmente! A Sandra Carvalho habituou-nos desde sempre à sua forma romântica e sensual de descrever os momentos mais arrojados da Saga, mesmo as cenas mais eróticas e violentas, mas neste livro notamos uma maior abertura a esse nível. Desde logo com as cenas iniciais do prólogo.
Outro aspeto que sobressaiu neste livro é que nós temos um vilão com V grande: tirano, ganancioso, obsceno, frio, um assassino implacável, capaz das maiores atrocidades para atingir os seus objetivos e sem mostrar o mínimo de misericórdia, ou seja, maquiavelicamente perverso e louco em todos os sentidos, que nos faz arrepiar da ponta dos pés até à ponta dos cabelos cada vez que entra em cena! Em contrapartida, vemos a
rendição de personagens que jamais pensámos que pudessem passar para o lado oposto da contenda, acabando por serem eles os heróis da trama. E pela primeira vez, vemo-nos confrontadas com a hipótese da protagonista não vir a ser assim tão “boazinha” como as anteriores… Podendo até passar para o lado dos “maus da fita”. É entusiasmante! No geral, achamos que o final foi bastante satisfatório, dada a miríade de coisas que tinham ficado entreabertas e por resolver dos livros anteriores. Pensamos que a Sandra Carvalho conseguiu manter-se leal ao seguimento da história e ainda deixar-nos com a curiosidade a remoer-nos por dentro para eventuais desenvolvimentos de histórias secundárias da Saga das Pedras Mágicas. Quem sabe?

Soraia: Bem, vou começar pelo início. Aviso já que contem spoilers do último livro: Achei aquela parte inicial do livro simplesmente "deliciosa", vemos mais uma vez Halvard a mostrar até onde vai a sua crueldade e a sua ousadia, para não falar da cena do Lysander com a Oriana, que me deixou boquiaberta, o início do livro prendeu-me logo por completo. O livro no geral conseguiu cativar-me como os anteriores, foi intenso do princípio ao fim, só achei que ao longo do livro as atrocidades cometidas por Halvard já não me surpreendiam, às tantas dei por mim a já não sentir “dor” no decorrer dos acontecimentos. Quanto ao desenvolvimento que a história tomou acho que se desenrolou de forma perfeita. Achei a mudança do Lysander um tanto repentina o que por outro lado serviu como uma grande surpresa para todos! Por fim quanto à Kelda ressuscitar passado tanto tempo, eu percebi a necessidade de passar muito tempo para o Sigarr se esquecer dela e ir em frente com a vida dele, mas também foi um choque muito grande. Em suma, a Sandra conseguiu surpreender mais uma vez pela positiva e fazer algo que ninguém estava a espera! A única coisa que me deixou a desejar foi apenas a frase final: "A saga das pedras mágicas chegou ao fim".  De resto a Saga chegou a um desfecho conclusivo, deixando também algumas deixas para a nossa imaginação completar.

Sabemos que a autora recebe muitos pedidos para, no futuro, voltar às histórias secundárias da saga e explorá-las mais profundamente. Gostariam de ver desenvolvida alguma história em particular?

É óbvio que gostaríamos de ver esmiuçadas algumas histórias secundárias, nomeadamente algumas personagens que passaram um tanto despercebidas ao longo da narrativa desta Saga, como o caso da Evalyn, a irmã do Thorson que nos aparece de surpresa no final das “Sombras da Noite Branca”. Afinal porque é que ela nasceu sequer? O que é que ela andou a fazer nesse tempo todo? Pelo que percebemos, ela andou a viajar por outras terras. Seria interessante saber que terras foram essas e as aventuras que ela possa ter tido.
Mas aquele personagem que definitivamente suscitou o nosso interesse e curiosidade foi o Sigarr! É caso para dizer, queremos mais Sigarr! Gostávamos de ver alguns acontecimentos da história narradas sobre a sua perspetiva e claro, de saber o que é que ele andou a fazer durante aquele tempo todo em que teve desaparecido após o Edwin ter herdado o legado da Lágrima da Lua até ao rapto de Halvard e até treinar a Kelda. Que destino lhe estará reservado após a Saga das Pedras Mágicas? Ficará ele na companhia de Gaya e Narkissus a viajar pelo mundo? Esquecerá ele alguma vez Aranwen? E o que realmente aconteceu entre eles e no tempo em que eles viviam na Ilha Sagrada? Tantas questões!
Outro assunto seria ver o romance da Kelda e do Lysander mais desenvolvido, pois penso que eles não tiveram o destaque merecido no final. Talvez muito por culpa de ser o último livro com tanta coisa ainda por responder, que a história deles acabou por ser negligenciada em prole disso. Mas também, penso que é algo que nós podemos muito bem imaginar como será. Outros pormenores ficaram ainda a pairar no ar, nomeadamente quanto ao fim das pedras mágicas da Feiticeira Arawen, será que a Kelda realmente as destruiu ou não? A descrição da cena no epílogo das “Sombras da Noite Branca” deixa a dúvida… Nós gostamos de pensar que por algum motivo foi! Mas a par disso, o que quer que seja que a Sandra esteja a engendrar para o futuro irá surpreender de certeza.


Encontraram, recentemente, a autora na Feira do Livro de Lisboa. Como foi a experiência?

A Soraia conheceu a Sandra pela primeira vez em Linda-a-Velha e na altura, ela foi a única presente. Hoje em dia, já temos que estar lá antes da hora, senão queremos esperar na fila! Um encontro com a Sandra Carvalho, por mais curto que possa ser é sempre recompensador. A autora demonstra sempre muito carinho e disponibilidade para ouvir os leitores e tem sempre um sorriso e uma palavra amiga para nos receber e isso claro, incentiva-nos na abordagem. Nas primeiras vezes é sempre mais difícil libertar-nos da chata “timidez”, mas nesta última Feira do Livro em Lisboa que sucedeu o final da Saga das Pedras Mágicas, penso que tornou a experiência mais divertida, pois desta vez encontrávamo-nos com um grupo maior de pessoas que nos acompanharam e a partilha de emoções e de opiniões com a escritora acabou por ser uma experiência gratificante em todos os aspetos, porém, ela não nos revelou nada sobre futuros projetos. Aliás, foi interessante observar mais uma vez, que o número de pessoas que lêem a Saga tem vindo a aumentar. Lembro-me de no início ser apenas eu e a Soraia e umas três ou quatro pessoas e de feira em feira, alegra-me verificar que são cada vez mais as pessoas que procuram ler e conhecer esta aventura.

Falem-nos um pouco dos blogs “O Mundo Sandra Carvalho” e “FanFics Sandra Carvalho”.


Sabes o que é ler um livro, chorar, rir, sentir aquela revolta toda, aquelas cócegas na barriga e um enorme nó na garganta? Acabas de sentir tudo isso e sentes uma vontade incontrolável de partilhar com alguém, dizeres o que pensas, o que achas que vai acontecer. Resumindo, foi isso que aconteceu. Nós tivemos essa necessidade enorme de partilhar o que estávamos a viver com esta aventura e foi aí que surgiu a ideia de criar o blogue Mundo Sandra Carvalho, só queríamos falar com pessoas que também lessem os livros da Sandra Carvalho. A Soraia passava o tempo a meter-se com as pessoas e a dizer-lhes para lerem a Saga das Pedras Mágicas, aliás foi assim que  a nossa amizade começou.
Tudo começou por ser uma brincadeira. Foi a Soraia que teve a ideia de criar um blogue onde pudesse exprimir e comentar a sua opinião sobre a Saga das Pedras Mágicas, na esperança que tal como ela, aparecessem mais pessoas que partilhassem do mesmo interesse e originassem um debate sobre a obra. A Saga das Pedras Mágicas a par do fabuloso e insaciável imaginário da sua autora é ainda ilustrada pelo artista Samuel Santos e a capa vende! O primeiro contacto que o leitor tem com o livro é exatamente a capa. Não seria a primeira vez que ouviria alguém dizer que começou a ler a Saga das Pedras Mágicas porque a capa o cativou. E agora citando uma frase que a própria Sandra Carvalho nos disse: “A propaganda boca a boca é a melhor publicidade que os livros podem ter.”, afinal de contas foi por isso mesmo que embarcamos neste projeto.
Agora que já contamos com um número bastante razoável de seguidores, a exigência aumenta. O blogue Mundo Sandra Carvalho passou a ser o palco central das principais notícias e novidades que vamos tendo acerca da obra da escritora e a página de discussão sobre os seus livros. Por isso mesmo, o nome é Mundo Sandra Carvalho e não Saga das Pedras Mágicas, por exemplo. O blogue tem por objetivo base acompanhar toda a obra da escritora, não só a Saga, mas também os futuros projetos que ela possa vir a concretizar.
Quanto ao blogue de Fanfics é fácil imaginar o porquê de o termos criado. Este espaço é dedicado exclusivamente à partilha de conteúdo designado por Fandom, isto é, fan mades como pequenas histórias ou continuações fictícias da obra original (as tais fan fictions, daí o nome), a partilha de música, desenhos entre outros tipos de Fan art com o objetivo de dar vida à Saga das Pedras Mágicas nas diferentes perspetivas que os leitores possam ter da mesma. O blogue tem por objetivo dar liberdade de expressão aos fãs desta aventura, para que eles possam criar e recriar o mundo imaginário da Saga tal como eles imaginam e assim estabelecer um contacto mais próximo entre os interessados.


Têm algum novo projeto em mente, dentro do vasto mundo de fantasia que é a obra de Sandra Carvalho?

Soraia e Sara: Neste momento e dado o fim da Saga das Pedras Mágicas, tem-nos sido difícil incrementar mais atividade nos blogues nestes últimos tempos, mas ideias é o que não nos falta! Para já temos o objetivo de melhorar o espaço web de ambos os blogues e inclusive, se possível, expandir a rede de partilha de informação através da elaboração de uma página que nos permita criar uma storyline dos livros, com as respetivas árvores genealógicas, uma vez que a lista de personagens envolvidas é extensa e tentar de alguma forma conceptualizar palavras-chave e nomes muitas vezes referidos ao longo da história e que são importantes para a compreender. Uma espécie de Wikipédia da Saga das Pedras Mágicas para a qual esperamos poder contar com a colaboração de todos os leitores e fãs da mesma. O objetivo é tornar o blogue o mais interativo possível com os leitores.



O 100% Fantasy agradece a colaboração da Soraia, da Sara e da Jéssica. 
Esperamos, ainda, poder contar com mais novidades da Sandra Carvalho, em breve. 


_____________________
Fontes: 
Editora Presença - http://www.presenca.pt/autor/sandra-carvalho/
Editora Presença Entrevista - http://www.presenca.pt/editorial/escritora-sandra-carvalho-em-entrevista/
Blog Mundo Sandra Carvalho - http://mundosandracarvalho.blogspot.pt/
Blog FanFics Sandra Carvalho – http://fanficsandracarvalho.blogspot.pt/
Blog da autora - http://sandracarvalho-autora.blogspot.pt/
Blog Morrighan - http://www.branmorrighan.com/2010/04/sandra-carvalho-escritora-portuguesa.html
http://www.branmorrighan.com/2012/08/opiniao-o-guerreiro-lobo-saga-das.html
Jornal semanário do Seixal e Sesimbra - http://jornalcomerciodoseixalesesimbra.wordpress.com/2011/04/06/encontro-com-a-escritora-sandra-carvalho-em-sesimbra/
Blog As Leituras do Corvo - http://asleiturasdocorvo.blogspot.pt/search?q=Sandra+Carvalho
Site BiblioESA  - http://esabcr.blogspot.pt/2010/05/escritora-sandra-carvalho.html
Blog Livreo - http://livreo.blogspot.pt/2010/05/literatura-fantastica-conhece-neste.html
Blog Mónica Almeida - http://monicalmeida.blogspot.pt/2007/03/sandra-carvalho-uma-escritora-de-magias.html





2 comentários:

  1. Adoro a Saga :) e estas meninas fazem um excelente trabalho! Um beijinho especial para elas* (Rita)

    ResponderEliminar
  2. tb já li muitos livros da sandra carvalho, agora ando numa de dramas, mas quando andava na fantasia a sandra foi uma das minhas preferidas

    ResponderEliminar