quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Prémio BANG! – Literatura Fantástica


Quem promove: Edições Saída de Emergência.
Objetivo: Distinguir, exclusivamente na área do romance, uma obra totalmente inédita de literatura fantástica (fantasia, ficção científica, história alternativa, horror, realismo mágico, etc.)
Prémio: 3000€ + Edição da Obra em Portugal e no Brasil
Data limite de candidatura: 24h do dia 6 de Julho de 2014


Opinião

Há muito tempo que se ansiava por um concurso literário dirigido exclusivamente à literatura Fantástica, em Portugal. Muitos podem perguntar o porquê desta necessidade.
Em primeiro plano, temos que ter em conta que, a Fantasia é uma secção da literatura com uma componente muito particular, que não se enquadra nos termos de avaliação das restantes obras. São obras escritas por um modelo de autores particular, dirigidas para um público específico e que devem ser avaliadas por um júri próprio.
A Literatura fantástica que, até há bem pouco tempo, se mantinha um tanto ou quanto à margem das grandes massas, tem vindo a ser fonte de crescente interesse pelas editoras nacionais. Mas, tomemos atenção aos catálogos do género. Raramente encontramos um nome português, entre os autores publicados. Falta, agora, promover a boa fantasia escrita na língua de Camões.
Deste modo, é de louvar iniciativas como o Prémio BANG!, e agradecer à Saída de Emergência por esta oportunidade.

O 100% Fantasy está atento a todas as novidades deste concurso. Fiquem atentos também.


Sem comentários:

Enviar um comentário