domingo, 30 de agosto de 2015

António Parada - Adão e Eva (Entrevista ao escritor)

Boa tarde a todos os fantásticos e fantásticas,
Esta semana voltei a surpreender-me com a preciosa ajuda que as redes sociais podem dar na divulgação da literatura. Há alguns dias atrás, recebi uma mensagem no meu facebook pessoal de um escritor que anunciava o lançamento do seu novo livro. Curiosa, foi espreitar aquele escritor de quem nunca ouvira falar, e fiquei a conhecer António Parada, autor dos livros “A Guardiã” e Adão e Eva”.

Confesso que ainda não li nenhum destes livros, apenas as sinopses e os comentários que pairam por vários blogs literários, acerca do primeiro livro. Mas, pretendo fazer um post  pós-leitura de “Adão e Eva” com a minha opinião.

Por enquanto, se quiserem conhecer este escritor e a sua obra, venham daí.



Adão e Eva
Autor: António Parada
Editora: Mosaico de Palavras
Data de Publicação: Agosto 2015

Sinopse:
A beleza natural do Gerês esconde algo vil e obscuro, desconhecido de quase todos, mas que as gentes mais rústicas fazem questão de transmitir de geração em geração. 
A lenda afirma que existe uma gruta que conduz a novos universos e dimensões onde dominam espectros que irão revelar-se, dizem uns, aos mais infortunados e azarados, enquanto outros, aos mais destemidos.
Afonso e os seus amigos vão cruzar-se com esse submundo maldito, apenas equiparado ao que habita na alma do padre da vila, seu arqui-inimigo, defensor de uma filosofia e prática religiosa muito própria.
O insólito, alimentado pelo desejo, sede de poder e descoberta da verdade, irá assaltar a vida dos personagens, entrelaçando os seus destinos, colocando-os à prova, por vezes de forma fatal, onde os valores do amor e da amizade se misturam com sentimentos de vingança e ignomínia. 
Não será, pois, de todos o novo reino dos céus…



Entrevista com o Escritor


Para os leitores de estão agora a descobrir o seu trabalho, vamos completar um mini BI de António Parada.

Nome: António Parada
Idade: 44
Naturalidade:  Sesimbra
Formação académica: licenciatura em Direito


Como surgiu a aventura da escrita na sua vida?

A aventura começou há poucos anos. Na verdade somente há dois anos. No passado cheguei a escrever alguns poemas, mas foi um trabalho que não teve sequência. No fundo, apenas agora considerei que estavam reunidas algumas condições, tais como a maturidade na narrativa e a disponibilidade pessoal para me envolver nesse desafio.


“A Guardiã”, editado em 2014 pela Chiado Editora, foi a sua primeira obra publicada. Esta publicação foi de encontro às suas expectativas?

Em termos de resultado final, superou de longe as minhas expectativas, já que nunca tinha feito nada do género. Foi um desafio e uma revelação. Compreendi que podia fazer uso da minha imaginação, vivências pessoais e valores para concretizar, através de uma narrativa simples, intensa e fluída, o enredo que surgiu de forma explosiva na minha mente. 


Quais as principais influências literárias que o inspiraram na criação destas duas obras?

São muitas e plurais. Vão desde José Saramago a José Luís Peixoto, passado por Carl Sagan, Franz Kafka e Haruki Murakami, terminando, como não podia deixar de ser, no mestre Stephen King.


Este novo livro, acabadinho de lançar, começa por ter um título curioso “Adão e Eva”. Como surgiu este título?

Surgiu, como surge quase tudo nas minhas obras: de forma natural e espontânea. Para atingirmos o seu real alcance somos forçados a ler a obra. Digamos que a temática religiosa ganha uma dimensão crítica, bastante mordaz nos meus livros… Tenho um apetite voraz pelas figuras bíblicas, claro que, interpretando-as de forma muito própria…


A capa do livro, na minha opinião, está fantástica. Quem é o responsável pela sua criação? 

A capa é da autoria do Pedro Sena. Está de facto fantástica e espelha um determinado conceito visual reproduzido na obra no seu todo. É um autor que trabalha com temas algo obscuros, tendo como “clientes”, entre outros, as bandas de heavy metal.


A história tem como fundo a paisagem natural do Gerês, porquê esta escolha de cenário?

O Gerês é simplesmente fantástico e mágico. Com facilidade conseguimos imaginar um enredo literário fantasioso a desenrolar-se nesse espaço verdejante polvilhado de recantos sombrios. Agora essas histórias fantasiosas tanto podem dar azo a narrativas de encantar, verdadeiros contos de fadas ou, pelo contrário, histórias mais insólitas, onde o suspense, o erotismo e o macabro se impõem…


Sabemos pela sinopse que Afonso e os seus amigos vão viver uma aventura que ultrapassa as barreiras deste mundo e que envolve desejo, poder, destinos cruzados, sentimentos, luta de valores …. Podemos espreitar um pouco mais sobre este sombrio véu?

Digamos que o insólito no enredo anda de mãos dadas com a realidade quotidiana vivida nessa comunidade. “Adão e Eva” espelha, numa perspectiva muito própria, a luta entre o bem e o mal. A luta entre o indivíduo e os poderes instituídos e os seus representantes. Acontece que o bem e o mal nesta história são valores relativos. A obra insurge-se, a cada passo, contra uma determinada valorização imposta pela moral religiosa. Não existe espaço para perdão mas sim para a vingança. Porém, a verdade e a pureza de sentimentos, onde se enquadra o amor, brilham em cada recanto da narrativa. É um livro para quem gosta de viver a vida com intensidade… Pretende desinquietar muitas almas! 


Desde já agradecemos a disponibilidade do autor e desejamos-lhe muito sucesso.

Quanto a nós, voltaremos em breve com mais novidades literárias.

Boas Leituras!


Sem comentários:

Enviar um comentário