segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Os meus livros favoritos ao longo dos anos!

Se começo a ler um bom livro, só paro quando os olhos já me arderem e as letras não passarem de borrões. Já li muitos livros, mas há sempre aqueles que ficam na memória e no coração. Deixo-vos a lista dos meus livros favoritos de sempre.



O primeiro livro que me lembro de ter realmente adorado foi  “Os Brincos da Nossa Senhora da Peneda” de Maria Gabriela Bragança.

Sinopse
Um passeio pela serra de Sintra, uma casa caída do céu, uma Nossa Senhora com uns brincos de Safiras... Eis que Francisco, Pedro e Manuel se vêem de novo envolvidos numa história familiar onde há um segredo que eles se empenham por descobrir.
Mas surgem outras peripécias que vão animar aqueles dias passados na casinha perdida na Serra: quadros roubados, um professor misterioso...
Quem terá afinal substituído os brincos da imagem? Onde se escondem os quadros desaparecidos?”

Podem encontrar o livro em: 




Depois devorei quase toda a coleção “O Clube das Chaves” das autoras Maria do Rosário Pedreira e Maria Teresa Maia Gonzalez e vibrava como se eu própria vivesse aquelas aventuras. Amava a proximidade das personagens, como poderiam ser qualquer um dos meus amigos, ou eu mesma.

Pequena sinopse da coleção
No seu aniversário de 13 anos, o Pedro recebe um baú contendo chaves. O baú fora-lhe deixado, pelo seu falecido avô Cosme. A cada chave corresponde um enigma, que lhe permitirá encontrar a fechadura certa. Ao Pedro juntam-se Frederico, Anica e Guida e formam a Organização para a resolução de enigmas e mistérios (O.R.D.E.M). Os quatro vivem muitas aventuras, na sua demanda pelas fechaduras, tendo ainda que lidar com o indesejável Fantasma da Ordem, sempre pronto a estragar-lhes os planos.

Podem encontrar estes livros em:





“A Rapariga das Laranjas”, de Jostein Gaarder um livro absolutamente delicioso. De uma doçura maravilhosa. Uma história que adoraria relembrar.

Sinopse
Será possível um pai, falecido demasiado cedo, falar com o filho, através de uma carta? Esta é a experiência por que o protagonista desta história, Georg, de 15 anos, vai passar. Georg e o pai vão dialogar e manter finalmente a conversa de adultos que não puderam ter, através de uma carta. O pai de Georg escreve-lhe acerca de uma bela rapariga que encontrou carregada com um saco de laranjas e que procura incansavelmente, enquanto imagina a razão que a leva a atribuir um valor tão grande às laranjas que ele, desastradamente, fez rolar pelo chão num primeiro encontro.”

Podem encontrar o livro em:





Já no meu sétimo ano escolar, fui apresentada ao mundo de Harry Potter , de J.K. Rowling, e nesse instante a Fantasia passou a ser uma paixão. Toda a coleção é absolutamente brilhante e será sempre a minha queridinha. Aquela que me acompanhou por vários anos. Quase que poderia associar cada um dos livros a uma fase da minha adolescência.

Sinopse do primeiro livro
“Quando naquela cinzenta manhã de terça-feira o senhor Dursley deparou, ao sair de casa, com uma gata malhada que estudava atentamente um mapa, mal poderia imaginar todos os acontecimentos estranhos e misteriosos que se estavam a preparar. Mas, quando dez anos mais tarde, enigmáticas cartas endereçadas a Harry Potter, o sobrinho desprezado dos Dursleys, começam a chegar em catadupa lá a casa, é como se um raio atravessasse as suas mentes - o segredo que tão bem tinham guardado durante tanto tempo está prestes a ser revelado. O que poderá acontecer se Harry Potter descobrir que é um feiticeiro?”

Podem encontrar estes livros em:

Os livros da coleção Harry Potter podem ser encontrados um pouco por toda a parte, portanto, deixo apenas o link da editora.




Já na Universidade comecei a ler a coleção “As crónicas do Gelo e do Fogo”, de George. R. R. Martin, mais conhecida pelo nome do seu primeiro volume “A Guerra dos Tronos”.
Apesar de se manter no género Fantasia, esta coleção era um mundo completamente novo para mim. Um enredo louco, onde se torna impossível adivinhar um único movimente de uma personagem secundária que seja. O que numa página nos surge como uma mera banalidade, dois capítulos à frente é o cerne do livro e a razão para a morte de duas ou três das nossas personagens favoritas.
Fã incondicional do Jon Snow, e não querendo fazer spoilers, confesso de o autor já me fez chorar baba e ranho com a personagem.


Sinopse do 1º livro (A Guerra dos Tronos)
“Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo. Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar.”

Podem encontrar estes livros em:
Sendo uma coleção muito conhecida, principalmente depois do lançamento da série televisiva, pelo HBO,  podemos encontra-los desde a livraria mais clássica até ao supermercado. Deixo, portanto, o link da editora.




Mais recentemente, li o livro de um autor até então meu desconhecido, S. B. Hayes. A obra chama-se “ Não olhes para trás” e tem uma aura mística que prende o leitor de um jeito, que chega a apertar o coração. Envolto em mistério, toda a história se desenrola num ambiente lúgubre. Amei o livro.

Sinopse
“Durante toda a sua vida, Sinead foi atormentada por Patrick, o seu irmão manipulador. Agora ele desapareceu; no entanto, não parou de a perturbar. Quando a sua mãe autoritária a obriga a ir à procura do irmão, Sinead encontra uma série de pistas sinistras que sabe terem-lhe sido deixadas por Patrick. Essas pistas levam-na a Benedict House, um lugar onde o tempo parou e onde nada é o que parece. É aí que conhece James, que também procura respostas para o seu passado atribulado. Juntos, James e Sinead irão descobrir verdades aterradoras, que irão pô-los à prova até ao limite. Porque Benedict House não pertence aos que estão vivos, e Patrick não olhará a meios para os derrotar…”


Podem encontrar o livro em:





Por fim, a coleção que mais recentemente me apaixonou foi “Maze Runner”, de James Dashner. Fantasia, alguma ficção científica, um toque de romance e muita ação à mistura. Uma combinação que na minha opinião funcionou lindamente.

Sinopse do Primeiro Livro
“Thomas percebe que se encontra num elevador e que chegou a um lugar estranho, um espaço que se abre entre muros altíssimos e que o enche de pânico. Lá fora, como se estivessem à sua espera, uma pequena multidão de rapazes adolescentes como ele. As suas vozes saúdam-no com piadas juvenis, proferidas numa linguagem que lhe parece estranha. Dizem-lhe que aquele lugar se chama a Clareira e ensinam-lhe o que sabem a respeito daquele mundo. Tal como acontece com Thomas, não se lembram da sua vida anterior, mas ali estão perfeitamente organizados, cumprindo preceitos que ninguém deve quebrar. No fim desse primeiro dia de Thomas naquele lugar, acontece algo inesperado - a chegada da primeira e única rapariga, que traz uma mensagem que mudará todas as regras do jogo.”

Podem encontrar estes livros em:
Mais um livro que poderão encontrar em diversos lugares. Fica o link da editora.



Muitos outros bons livros ficaram por falar, mas sem dúvida estes são aqueles que trazem as melhores memórias.

Espero que gostem.
Se já leram deixem a vossa opinião. Se ainda não conhecem, aproveitem para dar uma espreitadela.
Quais os vossos livros favoritos de sempre?




Sem comentários:

Enviar um comentário