quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Irmandade – Entrevista a Mariza Martins


A convidada do mês de Janeiro do 100% Fantasy é a Mariza Martins.

A jovem escritora lisboeta é a autora das obras "Destino Celestial" publicada em Novembro de 2013, e de " Irmandade" lançada no passado mês de Dezembro. Ambos os livros são da chancela da Chiado Editora.
O 100% Fantasy esteve à conversa com a Mariza e revela agora todos os pormenores. 


ENTREVISTA


Mariza é-nos apresentada como escritora, pintora, amante da psicologia e das civilizações antigas.
Quem é afinal Mariza Martins?

Mariza Martins é um icosaedro (risos). É sonhadora, curiosa, multifacetada, ambiciosa, apaixonada pelo conhecimento. É um ser humano que se prefere expressar, através das várias formas de Arte.

Quando nasceu este gosto pela literatura, em especial a literatura fantástica?

Desde criança que gosto de ler e escrever. Cedo me apaixonei por Maria Alberta Menéres e Sophia de Mello Breyner Andresen. Quando era mais nova, gostava de escrever as peripécias que sonhava durante a noite. A Literatura Fantástica descobri-a aos catorze anos com Stephenie Meyer, Cassandra Clare e P. C. Cast. Logo me apaixonei.

Até que ponto chega a tua envolvência com uma história?

Até chorar pelo que os meus dedos estão a escrever; até berrar por um romance complicado vivenciado pelas minhas personagens; até levar as mãos ao coração, tapando os olhos e só pensar, “não estou preparada para abandonar esta minha gente”.

Acreditas que é preciso viver uma história (mesmo que só na tua mente) para que a consigas contar bem?

Não só acredito como acho impossível não a viver. Se não conseguir colocar-me nos pés das minhas personagens, nunca conseguirei sentir o que elas sentem. Se assim não for, como podem os leitores identificar-se com a estória? Há que sentir para transmitir a mensagem. Há que explorar os cenários na imaginação, a fim de ser possível descrever melhor tudo o que se passa na estória.

Referes numa entrevista para o blog” Love, Peace and Write” a importância da obra de Stephanie Meyer. De que modo é que ela te influenciou?


Ler sinopse
A Saga de Meyer foi o meu primeiro contacto com a Literatura Fantástica. E a estória e as personagens criadas por ela mudaram-me completamente. Foi algo misterioso e dramático, inclusive. Lembro-me perfeitamente daquela tarde de Verão em meados de Agosto, quando acabei Amanhecer. Chorei imenso. E depois, adormeci (risos). Quando voltei a acordar, levantei-me do sofá, caminhei até ao espelho do meu quarto e vi-me. Não olhei meramente para mim. Eu vi-me. Parece que naquele momento tinha renascido e sabia exactamente quem eu era e o que queria para o meu futuro. Por isso, costumo dizer que antes de ler aqueles livros não me conhecia. A partir daquele momento, desejei escrever uma estória que fosse capaz de fazer com que os leitores se questionem sobre si mesmos. Daí, nasceu Destino Celestial. A maioria das pessoas não gosta de olhar para si mesmo. Têm medo de se conhecer e de se analisar. Têm medo do que possam descobrir. Foi a partir do trabalho de Meyer que descobri que a minha missão é lutar para que o ser humano se questione e se analise. Não é tarefa fácil, porém não desisto de nenhum desafio.

Irmandade é a tua mais recente obra.  Em que universo se desenrola esta história?

A estória centra-se na Ilha de Skye na Escócia e a Irmandade é uma pequena comunidade que lá habita. É uma comunidade diferente, especial, poderosa. E se querem saber mais, têm de ler a obra (risos).

Ler sinopse
Fala-nos um pouco de Jade, a protagonista do livro.

A Jade é a minha menina de ouro! É uma das minhas muitas filhotas (vocês ainda conhecem poucas) e amo-a profundamente. Ela é inteligente, forte, linda, poderosa, perspicaz, lutadora e sedutora. Também é uma grande actriz, porque por detrás de um rosto bonito esconde muitos demónios, mágoas e medos. Quantas de nós não somos como a Jade?

Alguma mensagem em particular que quisesses transmitir com esta obra?

Sim, algumas... Primeiro, nunca desistam de lutar por vocês, mesmo quando o resto do mundo parece estar empenhado a fazer-vos cair. Se já caíram, levantem-se; apanhem os cacos e reconstruam-se. Segundo, amem-se! Não estejam à espera que o amor de outrem vos cure. Somente o vosso amor-próprio vos conseguirá curar. Mimem-se, adorem-se, nutram-se! Esse é o verdadeiro caminho para a felicidade. Muitas das personagens de Irmandade já trilham esse caminho, particularmente a Jade.

Onde podemos adquirir Irmandade?

Para quem quiser um exemplar autografado e com dedicatória, basta enviarem-me uma mensagem privada na minha página oficial de autora no Facebook. Deixo aqui o link: https://www.facebook.com/marizamartinsautora/. Podem, por outro lado, encomendar um exemplar, através do site da Chiado Editora (onde o livro também está disponível em versão eBook) ou nos sites da Bertrand e da Wook.

Planos para o Futuro?

Continuar a escrever e a publicar! Continuar a impelir o ser humano a questionar-se! Sou bastante teimosa, não se livram de mim (risos).



O 100% Fantasy agradece à Mariza pela simpatia e disponibilidade, e deseja-lhe muito sucesso. 

Até Breve e ...BOAS LEITURAS!!!



Fontes:
www.chiadoeditora.com/autores/mariza-martins
redroselovepeaceandwrite.blogspot.pt/2014/04/entrevista-de-mariza-martins-autora-de.html
http://mariza27martins.blogspot.pt/
www.facebook.com/marizamartinsautora/?fref=photo

Sem comentários:

Enviar um comentário