quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Book Review - Adão e Eva - António Parada

O que pode acontecer quando aliamos terror, fantasia, romance, muita aventura e dura crítica social? O resultado só pode ser um livro que nos dá a volta às entranhas, despertando os nossos sentidos para o mundo que nos rodeia. Um livro que nos faz espreitar debaixo da cama antes de nos deitarmos, ao mesmo tempo que nos leva a sorrir recordando a doçura do amor adolescente.






Título: Adão e Eva
Autor: António Parada
Editora: Mosaico de Palavras
Data de Publicação: Agosto de 2015
1ª edição
Páginas: 277
ISBN: 978-989-8682-39-0





A história começa quando um grupo de adolescentes de diversas nacionalidades, se aventura nas zonas mais íngremes e inexploradas da Serra do Gerês, em busca de uma lendária caverna, "A Caverna do Diabo". Uma aventura que corre muito mal e termina numa chacina, de onde apenas Leonor consegue sobreviver. Dada como louca, a jovem é internada, regressando dois anos depois para se juntar ao primo e ao seu grupo de amigos metaleiros (Rita e Ricardo).
Curiosos por desvendar as maravilhas sobrenaturais daquela gruta, o grupo procura respostas no legado do avô Miguel. Poderá ele ajudá-los, mesmo depois de morto?

Durante a história são-nos introduzidos conceitos duros e crus, como a discriminação social, a depravação dos órgãos religiosos e a monstruosidade da pedofilia.
O autor manifesta grande coragem ao abordar estes temas tão sensíveis num livro de fantasia, demonstrando não ter qualquer medo de chocar os seus leitores. As descrições tornam-se mais elaboradas, pesadas e chocantes ao longo do livro, que vai adquirindo uma vertente mais negra com o decorrer da acção.


A minha classificação geral 




O que menos gostei no livro
O aspeto que menos gostei no livro foi o facto de que, nem sempre, o vocabulário empregue pelas personagens condiz com a sua posição social e educação. Tomemos o exemplo do coveiro, que nos é apresentado como uma pessoa rude e de pouca instrução, mas que a certa altura diz a seguinte frase: " Ora, dei uma volta para confirmar se alguém tinha ali entrado para furtar alguma coisa, embora, na minha opinião, não existisse ali nada de valor para ser furtado. Deambulei pelas duas arrecadações e, de facto, à primeira vista, não faltava nada."

O que mais gostei no livro
Apesar da personagem de José Sacramento tratar-se da representação do ser mais abominável à face da terra, é na minha opinião a personagem mais bem construída do livro.
Uma personagem que choca o leitor, levando-o a odiá-lo fervorosamente, como se se tratasse de uma pessoa real.

Adorei, também, a ilustração da capa e contracapa do livro. Tem um design apelativo e forte, que nos remete para o lado mais obscuro da obra.


Leiam, ainda, a entrevista ao autor de "Adão e Eva" aqui: 

Até Breve e... Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário